//Carlsberg vai colar packs de cerveja para reduzir plástico

Carlsberg vai colar packs de cerveja para reduzir plástico

A Carlsberg vai começar a colar os packs de cerveja em lata para reduzir o volume de plástico no embalamento. A medida será implementada em todo o mundo, mas em Portugal ainda não há uma data. Será feito “mediante oportunidade”.

A partir deste mês no Reino Unido e na Noruega os packs de cerveja começam a surgir no mercado com as latas coladas com uma espécie de pastilha que mantém as latas agrupadas em conjuntos de seis. Uma solução encontrada pela cervejeira depois de ter experimentado cerca de 40 mil variações de ‘pastilha’, noticiou a Bloomberg. O mesmo modelo será implementado nos restantes mercados onde a Carlsberg está à venda nos próximos anos.

“A introdução do novo packaging da Carlsberg no mercado português decorrerá mediante oportunidade”, adianta fonte oficial do Super Bock Group, onde a Carlsberg é acionista e distribuidora da marca no mercado nacional, ao Dinheiro Vivo.

Esta é uma das medidas que o grupo dinamarquês tem previsto para reduzir o volume de plástico usado pela cervejeira e que deverá resultar em reduzir cerca de 1.200 toneladas de plástico anualmente, o equivalente a 60 milhões de sacos de plástico.

A cervejeira introduziu ainda uma proteção adicional às garrafas de cerveja recicláveis, aumentando a sua durabilidade, bem como uma tinta mais amiga do ambiente nos rótulos.

Em Portugal, o Super Bock Group também tem vindo a implementar medidas a redução de plástico. “De momento, as principais apostas do Super Bock Group para a redução de plástico centram-se no uso dos copos reutilizáveis, um sistema que introduzimos em Portugal em 2016. Para além de os disponibilizarmos em grandes eventos, poderão em breve ser adotados em pontos de venda da restauração, nomeadamente em Lisboa, considerando os projetos-piloto que temos em curso” no Arco do Cego e no Cais do Sodré, frisa fonte oficial da cervejeira. Em dois anos, a cervejeira já conseguiu reduzir 3 milhões de copos de plásticos descartáveis.

“Outro projeto que também reflete a nossa preocupação com o ambiente e gera efetivas poupanças de plástico é o programa de redução da gramagem das nossas embalagens PET”, refere fonte oficial da cervejeira. Só no último ano o grupo reduziu 11% no PET (matéria-prima das garrafas de água de plástico engarrafadas) das garrafas de 33 cl, 4% no PET das garrafas de 50 cl e 6% nas de 1.5L.

Ver fonte