//Carregamento elétrico duplica no último ano

Carregamento elétrico duplica no último ano

Os portugueses estão cada vez mais a carregar as baterias dos carros elétricos na rua. No ano passado, duplicou o consumo de eletricidade nos postos associados à rede Mobi.E, de 5425,5 para 10 908,2 MWh.

O maior crescimento verificou-se nos postos de carregamento normal, que triplicaram o consumo para 7285,51 MWh, segundo os dados da Mobi.E fornecidos ao Dinheiro Vivo.

Os postos de carregamento normal passaram a representar dois terços do consumo de eletricidade na rede. A culpa foi do fim das “borlas” nos postos de carregamento rápido, com utilização paga desde novembro de 2018.

A este aumento de consumo também está associado “o aumento do número de carros elétricos em circulação, fruto da subida das vendas de novos, mas também da importação de veículos”, destaca Henrique Sánchez, presidente da Associação dos Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE).

Só no ano passado, perto de 13 mil veículos novos vendidos em Portugal eram totalmente elétricos ou híbridos plug-in.

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Os dados da rede Mobi.E contabilizam os consumos efetuados nos postos de carregamento de acesso público. Ficam excluídos da lista os postos de acesso privado, como os supercarregadores da Tesla ou os locais de carregamento reservados a motoristas de plataformas do tipo Uber.

A maior disponibilidade dos postos de carregamento da Mobi.E também suportou o aumento da utilização: no ano passado, havia um total de 777 postos ligados à rede pública, mais 20% do que em 2018 (647).

2019 foi o primeiro ano em que entraram os primeiros comercializadores de eletricidade para os postos de carregamento de acesso público. EDP Comercial e Prio foram duas das energéticas que se constituíram como CEME – comercializadores de eletricidade para a mobilidade elétrica.

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No caso da EDP Comercial, foram consumidos 2050 MWh, correspondendo a perto de 20% de todo o consumo contabilizado pela Mobi.E no ano passado. Nesta empresa, cada utilizador gastou, em média, 4,27 euros por carregamento, adiantou fonte oficial.

Na Prio, foram consumidos 800 MWh, “maioritariamente provenientes de energias renováveis”, com destaque para as eólicas.

Contactada pelo Dinheiro Vivo, a Galp Electric optou por não fornecer dados para este artigo.

Fim das “borlas”

Este ano vai marcar o fim dos carregamentos grátis de carros elétricos em espaço público. Os 643 postos de carregamento da rede Mobi.E – aos quais poderão ser acrescentados 20 postos de municípios – vão ser concessionados a privados.

O pagamento da utilização destes postos de carregamento deverá iniciar-se no segundo semestre.

A UVE antecipa um maior crescimento na utilização dos postos de carregamento, “quer pelo aumento do número de veículos elétricos que se irão vender durante o ano, quer pelo alargamento da rede”.

Henrique Sánchez destaca o aumento das estações de carregamento em espaço privado, que podem facilitar o acesso aos particulares.

Portugal é fabricante de carregadores elétricos

Portugal é um dos países europeus que fabricam carregadores. Há três empresas que têm conquistado destaque nos últimos anos: a Siemens, a partir de Corroios; a Magnum Cap, que tem uma unidade em Aveiro; e a Efacec, sediada em Leça do Balio. 90% dos carregadores da Siemens vão ser exportados para Itália, Roménia e Alemanha e poderão servir para camiões, autocarros e veículos de recolha de lixo.

A Magnum Cap tem soluções para particulares e para frotas na Europa, Médio Oriente, África, Austrália, América do Norte e América do Sul. A Efacec aposta nos clientes particulares e tem desenvolvido equipamento que permite o carregamento de 80% da bateria dos veículos elétricos em apenas 30 minutos.

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CURIOSIDADES

Modelo vais vendido
O Model X da Telsa, 100% elétrico, foi o modelo de luxo mais vendido em Portugal no ano passado, com 193 unidades.

Supercarregadores
Em Portugal, já existem sete supercarregadores da Tesla, em Alcácer do Sal, Alcantarilha, Fátima, Guarda, Mealhada, Montemo-o-Novo e Ribeira de Pena. Têm potência máxima de 149 kW – praticamente o triplo do que existe nos carregadores rápidos da Mobi.E. Até ao final deste ano, serão abertas mais cinco estações, em Braga, Castelo Branco, Faro, Lisboa e Porto.

Rede Ionity
Até ao final de 2021, vão chegar a Portugal os primeiros supercarregadores da rede Ionity, com potência que pode atingir os 350 kW. Esta rede foi fundada pelos grupos BMW, Daimler, Ford e Volkswagen.

Aposta renovável
Desde 6 de janeiro que os clientes da EDP Comercial para a mobilidade elétrica só carregam os carros com energia proveniente de fontes renováveis, tal como já acontece com os clientes residenciais.

Cartões só no privado
Só se pode carregar um veículo elétrico numa estação pública com um cartão. Desde 22 de novembro, esse cartão passou a ser apenas disponibilizado pelos comercializadores de energia para a mobilidade elétrica. Ainda assim, cada utilizador só precisa de ter um contrato com um comercializador para ter acesso a todas as estações de carregamento de acesso público, que pertencem à rede Mobi.E, fundada em 2010.

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