Uma das quatro centrais térmicas que o grupo EDP detém em Espanha, nas Astúrias, foi considerada pela Comissão Europeia como uma das mais poluentes da Europa. Trata-se da central de Aboño, da EDP Espanha, com vista para o Golfo da Biscaia, localizada no vale com o mesmo nome, entre os municípios de de Gijón e Carreño, e por ano emite 7,1 milhões de toneladas de equivalentes a gases poluentes. Foi este o valor que permitiu colocar a central de Aboño da EDP no 23º lugar, no total de 30 empresas mais poluentes na União Europeia em 2018.
De acordo com o jornal El País, que divulgou a lista da comissão Europeia, são três as centrais térmicas situadas em território espanhol que integram o grupo das 30 mais poluidoras, ou seja, que mais CO2 emitem para a atmosfera, lista esta que pela primeira vez inclui também uma companhia aérea – a Ryanair. Portugal não integra este ranking europeu com nenhuma empresa de nenhum setor de atividade, nem com nenhuma central energética.
No top 10 está uma central térmica polaca (38,3 milhões de toneladas de gases poluentes), oito alemãs (132 milhões de toneladas) e ainda a irlandesa Ryanair (9,9 milhões de toneladas). Quanto a Espanha, além das centrais de Aboño (EDP), As Pontes e Litoral (Endesa), em 2018 as 10 empresas mais contaminantes foram outras térmicas como a central de Teruel, propiedade de Endesa; refinerias como a da Repsol em Cartagena e ainda uma siderúrgica: ArcelorMittal, em Avilés e Gijón. A primeira companhia aérea espanhola listada é a Vueling, que emitiu em 2018 quase 2,2 milhões de toneladas de CO2 equivalente.
Quanto à central de Aboño da EDP, a sua proximidade à Fábrica Aceralia, o que permite explorar o excesso de gás da mesma. Tem ligação direta ao parque de carvão de Aboño. É composta por duas unidades (uma datada de 1974, outra de 1985): uma com capacidade de 341.79 MW e outra com 535.87 MW. Ambas usam carvão doméstico como matéria prima principal , sobretudo proveniente das Astúrias, além de algum carvão importado. “A variedade de combustíveis que usa faz da central térmica de Aboño uma das mais únicas geradoras de eletricidade a nível nacional e internacional”, explica a EDP Espanha no seu site.
Deixe um comentário