//CGD diz que greve fechou “menos de 30 agências”, sindicato fala em “sucesso”

CGD diz que greve fechou “menos de 30 agências”, sindicato fala em “sucesso”

A greve convocada pelo Sindicato de Trabalhadores das Empresas do Grupo CGD (STEC) levou ao encerramento de “menos de 30 agências”, segundo a administração, com o sindicato a considerar o protesto “um sucesso de norte a sul”.

“Nós temos menos de 30 agências apenas encerradas, portanto os clientes estão a ser servidos, além das plataformas ‘online'”, afirmou o administrador da Caixa Geral de Depósitos (CGD) José João Guilherme, em declarações à comunicação social na sede do banco, em Lisboa.

O administrador remeteu ainda para fatores como o período da greve — entre o Natal e o Ano Novo, “em que muita gente faz ponte devido a estas tolerâncias de ponto” — e para o contexto pandémico e para o apoio aos filhos por parte de funcionários, que poderão ter contribuído para o encerramento destas agências.

Já a dirigente sindical do STEC Joana Carvalho disse à Lusa que a greve de dois dias está “a ser um sucesso”.

“Não temos números, mas sabemos, de uma forma generalizada, que está a ser um sucesso de norte a sul. Os balcões que estão a funcionar estão a funcionar de forma deficitária”, disse Joana Carvalho.

Joana Carvalho apontou que o objetivo da greve se prende com os trabalhadores “mostrarem o seu descontentamento com tudo o que está a acontecer na Caixa Geral de Depósitos”.