//Chatbots e IA. Uma “fonte de verdade” personalizada com riscos cibernéticos

Chatbots e IA. Uma “fonte de verdade” personalizada com riscos cibernéticos

Os primeiros efeitos da aplicação de Inteligência Artificial (IA) tornaram-se mais visíveis com o lançamento do ChatGPT, plataforma que começa a ser integrada em diferentes tipos de outras plataformas de interação entre uma organização e o consumidor, como os famigerados chatbots. No entanto, e apesar do potencial que a combinação entre IA e os chatbots representa, haverá riscos que precisam de ser acautelados.

“A IA tem revolucionado a forma como interagimos com a tecnologia”, afirma ao Dinheiro Vivo (DV) Luís Catarino, offensive security manager da S21sec. O especialista não só reconhece que o deep learning e o processamento de linguagem natural permite aos chatbots melhorar “a capacidade de interpretar contexto, inferir intenções e responder de forma contextualizada”, como também permitem tornar os chatbots em “verdadeiros aliados na prestação de serviços, resolução de dúvidas, entre outros”.