A China Three Gorges vendeu 1,8% das ações que detém na EDP por 292,9 milhões de euros a investidores qualificados. Este foi o resultado da oferta particular de 65,82 milhões de ações realizada na quarta-feira, segundo a informação comunicada pela empresa chinesa em comunicado enviado à CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Cada ação foi vendida por 4,45 euros, representando um desconto de 2,5% face ao preço de fecho dos títulos da EDP na última sessão, de 4,456 euros. No final da sessão de quarta-feira, a posição de 1,8% da China Three Gorges valia 300,5 milhões de euros.
A liquidação da colocação destas ações ficará concluída na segunda-feira dia 2 de março. A partir daí, estes chineses passarão a deter 78 957 024 ações da elétrica e não poderão reduzir esta posição embora com “certas exceções”.
Esta quinta-feira foi comunicada a perda de participação qualificada do fundo Mubadala, também em comunicado à CMVM. O fundo dos Emirados Árabes Unidos tinha uma posição de 4,06% no grupo liderada por António Mexia. Depois da venda das ações no dia 25 de fevereiro, o fundo Mubadala passou a ter 1,48% das ações da EDP, abaixo dos 2%, o patamar mínimo para uma participação qualificada.
Deixe um comentário