//CMVM multa Deloitte em 100 mil euros por falhas em auditoria à PT

CMVM multa Deloitte em 100 mil euros por falhas em auditoria à PT

A CMVM aplicou uma coima de 100 000 euros à Deloitte por violação dos deveres numa auditoria, anunciou o regulador, sendo que a decisão se refere às contas da Portugal Telecom de 2013, segundo fontes ligadas ao processo.

“[…] Deliberou o Conselho de Administração da CMVM [Comissão do Mercado de Valores Mobiliários] aplicar à arguida uma coima única de 100.000 euros”, lê-se numa decisão de contraordenação divulgada esta quarta-feira pelo regulador, que já foi impugnada judicialmente.

Segundo o mesmo documento, no âmbito da revisão legal de contas e demonstrações financeiras, a empresa “não documentou adequadamente” a análise efetuada e os respetivos fundamentos relativos a conclusões como “a correção de informação divulgada em nota explicativa” ou a imparidade de instrumentos financeiros de dívida relevados no balanço da Portugal Telecom (PT).

A CMVM adiantou ainda que já foi requerida a impugnação judicial da decisão hoje divulgada.

No total, o regulador divulgou hoje 13 decisões relativas a processos de contraordenação, nove das quais em regime de anonimato, sendo que a relativa à Deloitte é a que apresenta o valor mais elevado.

Em causa estão quatro processos por violação de deveres dos intermediários financeiros, aos quais foram aplicadas quatro admoestações, bem como três processos por violação de deveres de prestação de informação à CMVM, tendo sido aplicadas três admoestações.