//Comboio europeu cruza 26 países sem despertar o interesse dos cidadãos

Comboio europeu cruza 26 países sem despertar o interesse dos cidadãos

No ano europeu do Transporte Ferroviário, a Comissão Europeia pôs a circular um comboio durante 35 dias para tentar mostrar o potencial das viagens sobre carris no Velho Continente. A viagem experimental começou em Lisboa e terminou em Paris, na passada quinta-feira, depois de ter percorrido 26 países.

A falta de um regulamento comum para homologar a circulação dos comboios em toda a região e os diferentes sistemas de sinalização e de segurança, foram os problemas que mais saltaram à vista nesta viagem que cruzou os diferentes Estados-membros da União Europeia (UE).

A cerimónia de chegada do Connecting Europe Express (CEE) à Gare de l’Est, em Paris, foi feita junto à linha e reservada a convidados e jornalistas. Depois de ser tocado o hino da Europa e dos discursos protocolares, praticamente não foi possível aos cidadãos visitarem o interior do comboio.

Depois de ter partido de Lisboa com seis carruagens só com lugares sentados, tudo mudou assim que o comboio europeu passou a fronteira entre Espanha e França.

A partir de Hendaia e até ao final da viagem, mais de 60 locomotivas rebocaram seis composições: a carruagem-conferência da francesa SNCF; a carruagem de segunda classe com espaço para sete bicicletas da alemã DB; a carruagem panorâmica usada pelos suíços da SBB; a carruagem-bar dos italianos da FS; e ainda a carruagem-cama dos austríacos da OBB.

A meio da viagem, circulou ainda o terceiro comboio, entre Estónia e Lituânia. A automotora diesel foi cedida pela transportadora da Lituânia (LTG).