A partir de 16 de agosto, vai voltar a ser possível viajar de comboio entre Porto e Vigo, já do lado espanhol. A CP – Comboios de Portugal e a homóloga espanhola Renfe chegaram a acordo para explorarem o chamado comboio Celta, após cinco meses de interrupção, devido ao fecho da fronteira. A informação adiantada na quinta-feira pelo jornal Faro de Vigo foi confirmada esta sexta-feira pelo Dinheiro Vivo junto de fontes ferroviárias.
Este regresso, no entanto, será feita apenas com uma circulação diária em cada direção, em vez das habituais duas.
A partida do comboio será feita apenas da parte da manhã: no sentido Porto-Vigo, o Celta número 421 vai partir de Porto-Campanhã às 8h13 e chegar a Vigo pelas 11h35 (hora espanhola); na direção oposta, o Celta número 420 vai sair de Vigo às 8h58 (hora espanhola) e chegar a Porto-Campanhã pelas 10h20.
O comboio Celta funciona com as automotoras a gasóleo da série 592, da década de 1980 e que pertencem à Renfe. A CP aluga atualmente 24 destas automotoras à congénere espanhola.
Esta é a primeira ligação ferroviária internacional retomada pela CP desde 17 de março.
Não há previsão, no entanto, para o regresso dos serviços internacionais Lusitânia (Lisboa-Madrid) e Sud Expresso (Lisboa-Hendaye). Durante o mês de agosto, haverá obras nas linhas ferroviárias em Portugal e em Espanha.
Do lado espanhol, a gestora ferroviária Adif vai eletrificar o troço entre a fronteira portuguesa e Salamanca. Do lado português, a IP – Infraestruturas de Portugal vai realizar “trabalhos de modernização” entre Guarda e Vilar Formoso.
Ainda assim, há outra maneira de chegar a Espanha através de comboio. Para isso, os passageiros terão de apanhar o comboio regional da Linha do Leste, entre o Entroncamento e Badajoz, numa viagem com a duração de três horas.
Deixe um comentário