//Começam este mês as obras da Linha Rosa e Amarela do Metro do Porto

Começam este mês as obras da Linha Rosa e Amarela do Metro do Porto

As obras para construir a linha Rosa do Metro do Porto e prolongar a Amarela arrancam a “curto prazo”, ainda este mês, e prolongam-se até 2023, assegurou a empresa, segundo a qual o trabalho no terreno “começa já”.

“Estamos a arregaçar as mangas e o trabalho no terreno começa já”, garantiu Tiago Braga, presidente do concelho de administração da Metro do Porto, citado num comunicado da empresa que aponta a construção de ambas as linhas até 2023.

O Tribunal de Contas (TdC) homologou os contratos das duas empreitadas, adjudicadas por um valor global de 288 milhões de euros, e as obras “vão arrancar a muito curto prazo, com os primeiros trabalhos no terreno ainda este mês”, tanto no Porto como em Vila Nova de Gaia, informou a Metro.

“A Metro do Porto acaba de receber o visto do TdC aos contratos das empreitadas das novas linhas. Com a homologação destes contratos, proceder-se-á agora à consignação ao consórcio Ferrovial/ACA”, descreve a empresa.

De acordo com a Metro do Porto, “ambas as linhas vão ser construídas entre 2021 e 2023, envolvendo igualmente a aquisição de 18 novos veículos de Metro, já adjudicados ao fabricante CRRC”.

As adjudicações das empreitadas representam um valor global de 288 milhões de euros, dos quais 189 milhões se destinam à Linha Rosa, no Porto, e 98,9 milhões para a Linha Amarela, em Vila Nova de Gaia.