//Compra de barcos elétricos para Transtejo atrai 4 concorrentes

Compra de barcos elétricos para Transtejo atrai 4 concorrentes

O concurso de compra de 10 barcos elétricos atraiu 4 concorrentes. Além dos estaleiros navais de Peniche, passaram para a fase de análise as propostas apresentadas por empresas de Espanha, Países Baixos e Singapura, segundo a informação divulgada pela transportadora fluvial do rio Tejo esta terça-feira.

O preço base deste concurso é de 57 milhões de euros e prevê a entrega das embarcações entre 2022 e 2024.

Passaram à fase de análise das propostas os concorrentes: Estaleiros Navais de Peniche (Portugal); Astilleros Gondan (Espanha); Holland Shipyards (Países Baixos); e ainda Majestic Glow Marine (Singapura).

As novas embarcações “irão operar nas ligações fluviais de Cacilhas, Seixal e Montijo” e vão “permitir melhorias significativas nos padrões de conforto e segurança oferecidos aos passageiros”, refere o comunicado da Transtejo enviado às redações.

Com impacto sobre 3 milhões de habitantes na Área Metropolitana de Lisboa, este investimento da Transtejo vai ajudar a reduzir a pegada ecológica da empresa: só em 2019, foram consumidos cerca de 5,2 milhões de litros de gasóleo e emitidas mas de 13,1 mil toneladas de dióxido de carbono.

O concurso para a compra de 10 barcos elétricos foi lançado no final de janeiro de 2019, depois de ter sido anulado o concurso lançado em fevereiro de 2019 para a compra de 10 navios a gás natural por incumprimento dos requisitos, alegou o Governo em dezembro de 2019 ao Jornal de Negócios.

Ver fonte