//Concorrência  acusa 3 súperes de concertar preços com Active Brands

Concorrência  acusa 3 súperes de concertar preços com Active Brands

O Modelo Continente, o Pingo Doce e a Auchan foram acusados pela Autoridade da Concorrência (AdC) de concertar preços com a Active Brands, na época fornecedora de bebidas como o Licor Beirão ou a Porto Velhotes, prejudicando os consumidores, durante cerca de 10 anos.

A cadeia de supermercados da Sonae “repudia” a acusação, a Auchan e o Pingo Doce garantem que vão contestar. Até ao fecho de edição não foi possível obter uma reação da Active Brands. As empresas correm o risco de uma coima até 10% do seu volume de negócios. A AdC tem mais 10 processos de investigação no retalho alimentar.

Depois de em junho as três cadeias de distribuição terem sido acusadas de combinar preços com a Bimbo Donuts, agora a AdC considerou haver “indícios” que “utilizaram o relacionamento comercial com o fornecedor Active Brands (que integra o grupo económico Gestvinus/João Portugal Ramos) para alinharem os preços de venda ao público (PVP) dos principais produtos deste último, em prejuízo dos consumidores”. Na altura, a Active Brands era fornecedora de vinhos e bebidas brancas, das marcas acima mencionadas, entre outras. Práticas que, acusa o regulador, decorreram entre 2008 e 2017.

A Sonae MC “repudia categoricamente a acusação de envolvimento em qualquer participação no acordo ou prática de concertação de preços com qualquer outro operador económico”. Mais, diz ainda a dona do Modelo Continente, “os termos das acusações serão analisados com total rigor e firmeza no sentido de, em momento e lugar próprio, serem utilizados todos os meios ao alcance, com vista à salvaguarda dos direitos, reputação, valores e integridade da Sonae MC e da sua participada”.

Conduta “muito grave”

“O Pingo Doce repudia a acusação feita e vai contestá-la, não deixando de apresentar os seus argumentos num processo em que está seguro da sua conduta”, reagiu.