//Confiança em notícias em Portugal sobe face a 2020

Confiança em notícias em Portugal sobe face a 2020

A confiança em notícias em Portugal subiu cinco pontos percentuais face a 2020 para 61%, acima da média num total de 46 países analisados pelo Reuters Digital News Report 2021 (Reuters DNR 2021), divulgado esta quarta-feira .

“Entre as possíveis justificações para este aumento, há a destacar o papel preponderante da comunicação social na ajuda à interpretação e compreensão da vida em pandemia”, refere o décimo relatório anual do Reuters Institute for the Study of Journalism (RISJ) e o sétimo relatório a contar com informação sobre Portugal.

“No conjunto dos 46 países em estudo, o valor médio deste indicador é de 44%, pelo que Portugal continua a apresentar valores francamente acima da média quando comparado com outros países, situação que se vem verificando ao longo dos anos e que não só não foi revertida pela crise pandémica como, pelo contrário, se intensificou, depois de vários anos em que a confiança em notícias registou valores mais baixos”, lê-se no documento.

A Finlândia “continua a ser o país com os níveis mais altos de confiança geral (65%)” e os “Estados Unidos têm os níveis mais baixos (29%), refletindo uma eleição decisiva e as consequências do assassinato de George Floyd”.

Relativamente a Portugal, “os dados mostram que aqueles portugueses que, em termos pessoais, foram mais afetados pela covid-19 também revelam maiores índices de confiança em conteúdos noticiosos” e estão também “mais preocupados com a legitimidade de conteúdos ‘online'”, lê-se no comunicado.

Sete em cada 10 portugueses afirmam-se preocupados com este tipo de conteúdos e com os seus efeitos.