//Consumidores elegem confiança como um dos fatores principais para escolher uma marca

Consumidores elegem confiança como um dos fatores principais para escolher uma marca

Confiança, valores e integridade são fatores que motivam os consumidores e escolher as empresas ou marcas para fazer os seus negócios. De facto, 88% dos clientes acredita que em tempos de mudança constante, a confiança que se tem numa empresa é muito importante. Já 66% dos consumidores deixaram de comprar produtos de empresas cujos valores são diferentes dos seus.

Estas conclusões são o resultado de um inquérito feito a mais de 17 mil consumidores mundiais, que resultou na quinta edição do State of the Connected Custome, o relatório da Salesforce, empresa da área de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente) e que foi divulgado esta quarta-feira.

O estudo revela ainda que 68% dos consumidores confia em empresas que se preocupam com os seus interesses, o que se traduz num aumento considerável, quando comparados com os 59% apurados em 2020.

As práticas ambientais das empresas também pesam muito na altura de comprar. Mais de três quartos – 78% – das decisões são influenciadas pela prática das organizações no que à proteção do ambiente diz respeito. E, frisa o relatório, “os consumidores esperam que as empresas ajudem a resolver questões como a desigualdade ou a mudança climática”.

Perante esta conclusão, Brian Solis, Global Innovation Evangelist da Salesforce explica: “Quando se trata de questões importantes, as empresas não podem ficar à margem. Os seus valores são uma parte importante da sua marca.”

Experiência de cliente

Comprar deve ser uma experiência positiva e os clientes referem precisamente essa consideração. Ou seja, 88% dos consumidores que responderam ao inquérito da Salesforce, afirmaram que a “experiência que uma empresa oferece é tão importante como os próprios produtos ou serviços”.