//Covid-19: PRO.VAR diz que medidas do Governo são “mais uma oportunidade perdida”

Covid-19: PRO.VAR diz que medidas do Governo são “mais uma oportunidade perdida”

“É mais uma oportunidade perdida pelo facto de não ter aproveitado o momento para apresentar as medidas de compensação que o setor da restauração precisa”, refere a associação em comunicado.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quinta-feira que o acesso a restaurantes e estabelecimentos hoteleiros vai continuar a estar sujeito à apresentação de um certificado digital.

Este certificado digital — na modalidade de teste negativo ou de esquema vacinal completo, sendo este considerado para quem tem a dose de reforço há mais de 14 dias — será ainda exigido para o acesso a espetáculos culturais, eventos com lugares marcados e ginásios.

Embora as medidas venham ao encontro do que a PRO.VAR apresentou, conferindo “alguma esperança para o futuro”, a associação considera que a “questão do teste ou do certificado digital não é relevante”, uma vez que “a maioria dos portugueses até estão familiarizados com esta prática e naturalmente não será isso que os vai impedir de frequentar os espaços de restauração”.

No caso dos restaurantes, o problema prende-se sim com o teletrabalho obrigatório, acrescenta.

“Ironia do destino, o setor que não pode fazer teletrabalho, continua a ser vítima dele, fazendo a maioria dos portugueses, as suas refeições, nas suas residências. Estimamos que até ao dia 14 de janeiro iremos ter perdas elevadas nos restaurantes, é quase uma certeza, vamos assistir a restaurantes vazios, ao almoço, até essa data”, assinala a PRO.VAR.