//CP compra 22 novos comboios regionais com desconto de 10 milhões

CP compra 22 novos comboios regionais com desconto de 10 milhões

A CP conseguiu comprar 22 comboios regionais com desconto. A transportadora assegurou uma poupança de cerca de 10 milhões de euros entre o início e o final do primeiro concurso de material circulante em praticamente duas décadas, confirmou o Dinheiro Vivo junto da empresa. A suíça Stadler venceu o concurso e tem até quatro anos para entregar a primeira unidade a contar da data do visto do Tribunal de Contas.

O preço-base deste concurso, lançado em janeiro do ano passado, era de 168,21 milhões de euros. Este era o montante máximo que a CP estava autorizada a gastar para a compra das 10 automotoras elétricas e das 12 unidades bimodo – ou seja, que também podem circular em linhas não eletrificadas.

Sete meses depois, em julho, a fabricante suíça propôs vender os 22 comboios por 168,13 milhões de euros, menos 800 mil euros do que o preço-base. Como a Stadler passou para a fase final do concurso – como as espanholas CAF e Talgo – teve a possibilidade de chegar à fase de negociação e lançar nova proposta.

No início de dezembro, os suíços voltaram a apresentar uma nova proposta, agora de 158,14 milhões de euros, detalha fonte oficial da transportadora em resposta às perguntas do Dinheiro Vivo. O desconto de 9,9 milhões de euros ajudou o júri do concurso a escolher a Stadler – o fator preço tinha uma ponderação de 30 em 100 pontos disponíveis.

Apesar de ter garantido a vitória em dezembro, a Stadler só assinou contrato com a CP em 21 de outubro, já depois do levantamento da impugnação por parte da CAF, um dos concorrentes derrotados, por alegado erro processual.

Os novos comboios regionais só deverão começar a circular em 2024 em linhas regionais como Douro, Oeste e ainda em Évora e Beja. Assim que chegar o primeiro comboio, os restantes 21 terão de chegar no espaço máximo de 22 meses.