No mesmo mês em que mudou de casa, a SIC encurtou a distância que a separava da líder de audiências TVI. A estação do grupo Impresa fechou janeiro com uma audiência média de 371 mil telespetadores e um share de 20,7%, ficando a uma distância de 8 mil telespetadores e 0,5 pontos percentuais (pp), respetivamente, da estação de Queluz.
A estação, de acordo com a análise de dados de audiências realizada pela Universal McCann (UM), agência de meios do grupo IPG Mediabrands, viu em janeiro o share crescer 1.1 pp face a dezembro, tendo a TVI subido 0.3 pp para um share de 21,2%.
Nas generalistas em sinal aberto, apenas os canais públicos viram recuar as suas audiências, com a RTP1 a cair 1,3 pp face a dezembro, para um share de 13,5% e uma audiência média de 242 mil telespetadores; e a RTP2 a descer 0,2 pp o share para 1,5% e uma audiência média de 28 mil telespetadores.
Resultado? “Os canais de televisão paga iniciaram 2019 com um ligeiro decréscimo no share de audiência face a dezembro de 2018 (-0.1 pontos percentuais), completando o mês com uma fatia de 42.9%”, refere a UM/IPG.
O que motivou crescimento da SIC?
Para o desempenho da SIC contribuiu a conquista da liderança no período das manhãs, depois da estreia do Programa da Cristina. O formato, que marca a estreia de Cristina Ferreira na estação, foi o mais visto no dia de estreia, liderança que se manteve no mês de janeiro.
“A SIC já não alcançava a liderança nas manhãs desde fevereiro de 2008 tendo sido o Programa da Cristina que devolveu à SIC o 1º lugar no horário”, destaca a estação em comunicado. “O Programa da Cristina terminou o mês de janeiro a liderar em termos absolutos com 33.8% de share e 5.0% de audiência média, o que corresponde a 486 mil e 900 telespetadores”, refere a empresa.
Ainda segundo os dados enviados pela SIC, a televisão fechou janeiro a “liderar no período horário entre as 08h e as 14h com 22.7% de share e entre as 14h e as 20h com 18.0% de share”, tendo com este desempenho conquistado a liderança nos dias úteis, com 19.2% de share, “o que já não se verificava desde março de 2005.”
Televisão paga: CMTV lidera no cabo. Fox é o canal de séries
A CMTV mantém a liderança nos canais cabo em janeiro, com um share de 4.4% (+0,4 pp), sendo visto por uma audiência média de 79 mil indivíduos. Globo e Disney Channel fecham o top 3 dos canais cabo mais vistos.
“Entre os canais de séries, foi a Fox quem liderou, embora revelasse uma quebra de -0.2 p.p. de share no comparativo com o último mês de 2018. Em janeiro, o canal contou ainda com uma audiência média de 27 mil telespetadores, ao passo que AXN se manteve estável na segunda posição, com uma audiência média de 22 mil telespetadores, ocupando o 9.º lugar dos mais vistos em janeiro, no universo pay TV”, destaca a UM/IPG.
Nas séries mais vistas em janeiro, destaque vai para a estreia de The Passage, na Fox, cujo episódio de estreia, transmitido no dia 21 de janeiro às 22h15, registou uma audiência média de 83 mil telespetadores e um share de 2.2%. “Este episódio, entrou diretamente para a 1.ª posição da série mais vista em total dia e 3.ª no acumulado do mês”, refere a agência de meios.
Destaque ainda para a estreia da 2.ª temporada de The Gifted, cujo episódio, transmitido a 7 de janeiro, foi visto, em média, por 59 mil portugueses, ficando em 3.º lugar no total dia e em 14.º no acumulado do mês.
Anatomia de Grey e New Amsterdam, séries da Fox Life, lideram o Top de séries mais vistas do mês, com a primeira a registar uma audiência média de 116 mil telespetadores e um share de 3.1%.
“As séries dos canais Fox ocupam sete posições do Top 10 de janeiro, vs. três séries dos canais AXN. Este último, estreou a 6.ª temporada de Chicago Fire no dia 3 de janeiro, contando com uma audiência média de 54 mil telespetadores. A série de investigação criminal, SWAT, foi a mais vista do canal, com 75 mil telespetadores no acumulado do mês”, descreve ainda a UM/IPG.
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