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A Defined.ai anunciou esta quinta-feira a primeira ferramenta de inteligência artificial (IA) desenvolvida no âmbito do consórcio Accelerat.ai. Trata-se do chatbot (assistente virtual) DIANA, que foi apresentado como a primeira solução de IA conversacional capaz de compreender língua portuguesa de Portugal.
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“Estamos muito contentes por liderar a criação de IA que responde às necessidades específicas do público português”, afirmou Daniela Braga na apresentação do assistente virtual na Web Summit. A fundadora e CEO da Defined.ai asseverou que DIANA é o primeiro chatbot “que reconhece português de Portugal, através da sua capacidade de code switching“.
De acordo com o que foi explicado pela especialista em IA, DIANA é o primeiro reflexo do Accelerat.ai, anunciado há um ano, precisamente, na Web Summit. O Accelerat.ai é um consórcio liderado pela empresa de Daniela Braga, que inclui instituições como a Faculdade de Ciências de Lisboa e o Instituto Superior Técnico, a NOS, a Desco, assim como a IBM e a Microsoft como parceiros tecnológicos. O consórcio é apoiado por 34,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), sendo que 75% da verba é financiada pelo Estado português, para acelerar a transformação digital dos setores público e privado.
O avatar DIANA está preparado, desta forma, para ser integrado “em qualquer sistema público ou privado”, podendo fornecer um serviço de assistência virtual personalizado recorrendo a mecanismos de large language model (baseado no Llama-2 – 7B – da Meta); de automatic speech recognition baseado no Whisper da OpenAI. DIANA também recorre à estrutura de LM orchestration da LangChain, avatar da D-ID e text-to-speach da Microsoft.
Após o anúncio do consórcio na Web Summit de 2022, o primeiro trimestre de 2023 serviu para definir a estrutura do projeto. O primeiro protótipo chegou em maio, tendo sido desenvolvido para a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), em parceria com a Microsoft e DareData Engeneering. O resultado foi um chatbot “que reconhece e reproduz texto e voz para responder às perguntas dos cidadãos sobre a Chave Móvel Digital”.
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Já na segunda metade do ano, após o contributo dos parceiros do consórcio, o avatar DIANA ganhou forma enquanto solução de IA conversacional. Mas este passo, segundo Daniela Braga, é apenas o primeiro fruto do consórcio. O chatbot DIANA é expansível e haverá mais aplicações a desenvolver com diferentes graus de escalabilidade e uso.
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