//Desempenho dos 20 maiores bancos europeus “excedeu expectativas” no 2.º trimestre

Desempenho dos 20 maiores bancos europeus “excedeu expectativas” no 2.º trimestre

A Fitch Ratings disse hoje que o desempenho dos 20 maiores bancos europeus “excedeu as expectativas” no segundo trimestre deste ano, com uma rentabilidade que chegou mesmo a ultrapassar níveis pré-pandémicos, segundo uma nota.

De acordo com a organização, o desempenho da maioria das 20 maiores instituições bancárias europeias, que não inclui nenhum banco português, “excedeu as expectativas no segundo trimestre deste ano”, com uma “rentabilidade que recuperou em força face a 2020 e ultrapassou mesmo níveis pré-pandémicos”, salientou a agência.

“A banca de retalho e comercial beneficiou da recuperação económica”, apesar da manutenção de baixas taxas de juro, indicou a Fitch, apontando níveis de crédito ao consumo e à habitação “saudáveis”, condições favoráveis de refinanciamento e um rendimento forte proveniente da gestão de poupanças.

“Os bancos com o modelo de negócios mais diversificado são os quem mais beneficiam da recuperação na Europa, porque são menos sensíveis aos juros baixos”, segundo a Fitch.

Paralelamente, a atividade nas bolsas e as avaliações de ativos continuam elevadas, diz a agência, “contribuindo mais para aumentar os ganhos na banca de investimento”, geralmente “acima de níveis pré-pandémicos”, lê-se na mesma nota.

A agência indicou ainda que a mudança gradual dos depósitos dos clientes para investimentos de longo prazo aumentou as receitas para as instituições, relacionadas com a cobrança de custos de gestão destes produtos, algo que a Fitch espera que continue “no segundo semestre deste ano”.