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A dona da Mercedes-Benz vai separar-se dos camiões. O grupo Daimler vai alterar a sua estrutura no terceiro trimestre deste ano, segundo o anúncio feito esta quarta-feira. A operação tem vários impactos em Portugal.
A unidade de automóveis ligeiros de passageiros e comerciais do grupo Daimler vai passar a designar-se Mercedes-Benz. A unidade de camiões e de autocarros do grupo estará numa empresa à parte, que será cotada na Bolsa de Frankfurt no final de 2021 mas que terá como os principais acionistas da Daimler como os maiores representantes no capital social.
A alteração afeta a fábrica de mini-camiões Mitsubishi Fuso Truck, controlada desde 2005 pela Daimler e que passará a estar na nova empresa dedicada aos veículos pesados.
“Este é um momento histórico para a Daimler. Isto representa o início de uma profunda remodelação da empresa”, assinalou o presidente do conselho de administração do grupo, Ola Källenius, citado em comunicado de imprensa.
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“A Mercedes-Benz Cars & Vans e a Daimler Trucks & Buses são negócios diferentes, com grupos específicos de consumidores e diferentes necessidades de investimento e de tecnologia. As duas empresas estão em indústrias que enfrentam mudanças estruturais e tecnológicas. Neste contexto, acreditamos que poderão funcionar de forma mais eficiente como entidades independentes”, acrescentou.
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Não se sabe, para já, em que situação ficarão as outras duas operações do grupo de Estugarda em Portugal, ambas na unidade de mobilidade: o Mercedes-Benz.io, o centro digital que desenvolve tecnologias para a condução autónoma e outras ferramentas; e o tb.lx, centro tecnológico que aposta na inovação e serviços digitais no sector dos veículos comerciais, de camiões e autocarros.
Mas o ainda grupo Daimler refere que as duas entidades serão apoiadas por unidades dedicadas ao desenvolvimento de soluções de mobilidade. Ou seja, o Mercedes-Benz.io deverá passar para a Mercedes-Benz; o tb.lx transitará para a unidade de camiões e autocarros.
O processo de separação da Daimler deverá ser aprovado pelos acionistas no terceiro trimestre de 2021. Nessa altura, serão conhecidos todos os detalhes sobre o futuro do grupo de Estugarda.
A Daimler Truck é considerada a maior fabricante de camiões e de autocarros do mundo. Conta com mais de 100 mil trabalhadores em 35 unidades da Europa, América do Norte e Ásia, tendo obtido receitas totais de 44,9 mil milhões de euros em 2019.
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