//Dona da Mercedes vai separar-se dos camiões

Dona da Mercedes vai separar-se dos camiões

A dona da Mercedes-Benz vai separar-se dos camiões. O grupo Daimler vai alterar a sua estrutura no terceiro trimestre deste ano, segundo o anúncio feito esta quarta-feira. A operação tem vários impactos em Portugal.

A unidade de automóveis ligeiros de passageiros e comerciais do grupo Daimler vai passar a designar-se Mercedes-Benz. A unidade de camiões e de autocarros do grupo estará numa empresa à parte, que será cotada na Bolsa de Frankfurt no final de 2021 mas que terá como os principais acionistas da Daimler como os maiores representantes no capital social.

A alteração afeta a fábrica de mini-camiões Mitsubishi Fuso Truck, controlada desde 2005 pela Daimler e que passará a estar na nova empresa dedicada aos veículos pesados.

“Este é um momento histórico para a Daimler. Isto representa o início de uma profunda remodelação da empresa”, assinalou o presidente do conselho de administração do grupo, Ola Källenius, citado em comunicado de imprensa.

“A Mercedes-Benz Cars & Vans e a Daimler Trucks & Buses são negócios diferentes, com grupos específicos de consumidores e diferentes necessidades de investimento e de tecnologia. As duas empresas estão em indústrias que enfrentam mudanças estruturais e tecnológicas. Neste contexto, acreditamos que poderão funcionar de forma mais eficiente como entidades independentes”, acrescentou.