//Dona da Pantene fecha 2020 com o “maior crescimento dos últimos cinco anos”

Dona da Pantene fecha 2020 com o “maior crescimento dos últimos cinco anos”

É o quinto ano fiscal consecutivo de crescimento em Portugal para a Procter & Gamble (P&G), com a dona de marcas como Fairy, Tide, Gillette, Braun, Evax, Pantene, H&S, Herbal Essences ou Oral-B a registar crescimento em nove das dez categorias que vende no país.

Globalmente, a multinacional aponta fechar o ano fiscal de 2021 (que termina em junho) a crescer entre 4% e 5%. “A contribuição da P&G Portugal para esse crescimento estará em linha com os objetivos globais”, garante Cláudia Lourenço, diretora-geral da Procter & Gamble em Portugal. No país, a multinacional tem 150 trabalhadores.

É neste contexto que a P&G lança em Portugal, a partir de 2021, uma das novas apostas ao nível da sustentabilidade: a Pantene, a H&S e a Herbal Essences vão chegar aos supermercados com uma nova embalagem reutilizável 100% alumínio, com recarga para reenchimento reciclável, de plástico, mas com 60% menos do que uma embalagem de champô padrão.

Que quantidade de plástico será retirado do mercado português? “Não temos dados concretos ainda”, diz Cláudia Lourenço. Mas, “no total, as marcas H&S, Pantene, Herbal Essences e Aussie pretendem reduzir o uso de plástico virgem em 50% nas embalagens de champôs e condicionadores até o final de 2021, altura em que, graças a este esforço coletivo para reduzir, reutilizar e reciclar, serão produzidos menos 300 milhões de embalagens de plástico virgem por ano”.

Mas com o peso P&G na categoria dos cuidados de cabelo – atua em três das quatro áreas (champô, condicionadores, colorações e styling) liderando a Pantene o segmento de champôs e condicionadores – a medida não deixará de reduzir o volume de plástico que, anualmente, entra no meio ambiente.

A decisão surge depois de, em janeiro de 2019, a P&G ter anunciado, em Davos, uma parceria com a Loop, uma plataforma da TerraCycle, para até ao final desse ano ter produtos como Pantene, Tide, Cascade e Oral-B, com embalagens de alumínio ou vidro, permitindo o reenchimento.