A Altria, dona da Marlboro e da Tabaqueira em Portugal, tem intenções de comprar a empresa canadiana de canábis Cronos. A concretizar-se, esta operação será a maior aquisição de uma empresa de produtora de canábis por uma fabricante de cigarros, noticia o Financial Times, esta terça-feira.
Após o encerramento dos mercados, a Cronos afirmou, em comunicado, que estava “envolvida em negociações sobre um potencial investimento” e que ainda não existia qualquer acordo.
O consumo e produção de canábis têm sido liberalizados em várias partes do mundo. É no Canadá que estão sediadas grande parte das empresas do setor, sendo a Cronos uma das mais relevantes.
O crescimento do setor tem feito disparar o número de aquisições e fusões. Só em 2018, estas operações já ultrapassam os 10 mil milhões de dólares (8,82 mil milhões de euros). O consumo de canábis para fins recreativos (medicinais e outros) deverá chegar aos 32 mil milhões de dólares (28,24 mil milhões de euros) em 2020, contra apenas 9,5 mil milhões (8,38 mil milhões de euros) no ano passado.
Por outro lado, as tabaqueiras têm vindo a perder adeptos devido à mudança de hábitos dos fumadores e, consequente crescimento de utilizadores de cigarros eletrónicos e tabaco aquecido.
Deixe um comentário