//Dona do Facebook falha previsões e avisa para obstáculos no curto prazo

Dona do Facebook falha previsões e avisa para obstáculos no curto prazo

Foi um dos maiores tombos fora de horas na temporada de resultados das tecnológicas, refletindo o pessimismo do mercado perante o futuro da Meta. As ações da dona do Facebook e do Instagram chegaram a cair mais de 22% após a apresentação dos resultados do quarto trimestre de 2021, findo a 31 de dezembro, que foi feita esta quarta-feira a seguir ao fecho do mercado.

Em causa estão receitas que ficaram abaixo do previsto pelos analistas e orientações mais fracas que o esperado para o primeiro trimestre de 2022. A Meta reportou receitas de 33,6 mil milhões de dólares no quarto trimestre, uma subida de 20% face ao ano anterior, e lucros de 11,21 mil milhões, uma subida de 8%.

No entanto, o mercado esperava melhor e não ficou satisfeito com as perspetivas da Meta para os meses que se seguem. A orientação para o trimestre atual é de receitas entre os 27 e 29 mil milhões de dólares, abaixo dos 30,2 mil milhões que os analistas esperavam.

Durante a conferência com analistas que se seguiu à apresentação de resultados, o CEO Mark Zuckerberg e a número dois Sheryl Sandberg avisaram para alguma turbulência nos próximos meses, numa continuação dos ventos contrários que têm afetado o crescimento da empresa.

Zuckerberg frisou que o foco da Meta na faixa etária dos jovens adultos, algo que já tinha anunciado anteriormente, irá pressionar em baixa o crescimento das impressões de anúncios no curto prazo, dizendo que é um obstáculo temporário com ganhos de longo prazo. O foco estará no Reels, que não é tão rentável como as Stories e o Feed.

“O vídeo tem sido mais lento na monetização”, indicou o CEO, apesar de se mostrar “otimista” quanto ao caminho que o formato Reels está a fazer para chegar onde a empresa pretende.