O Grupo Mosqueteiros está a investir na instalação de painéis solares para a produção de energia para as lojas e os supermercados. De um total de 250 lojas, 50 já consomem energia proveniente de painéis fotovoltaicos. O dono do Intermarché prevê obter poupanças de energia até 70%. Só no hiper Intermarché de Lagos, no Algarve, a instalação exigiu um investimento de 190 mil euros.
“O uso de energias renováveis é uma prioridade do grupo. O objetivo é apostar na implementação da produção de energia para autoconsumo através de painéis fotovoltaicos em todas as lojas, aumentando assim a autonomia energética dos pontos de venda”, afirma fonte oficial do Grupo Mosqueteiros. Nesta fase, 20% do parque de lojas já tem painéis instalados. “As diretrizes do grupo consideram que qualquer nova loja deve abrir com equipamento fotovoltaico.”
Cabe aos aderentes a compra e a instalação dos painéis. No Intermarché de Lagos, o único hipermercado do grupo no país, foram investidos 190 mil euros, “obtendo uma economia de energia de cerca de 40% a 70%”. Trata-se, sobretudo, de produção para autoconsumo. “O valor de energia à RESP (excedentes) ronda os 4,4%, dependendo do projeto.”
Leia ainda: Intermarché investe 6 milhões em marca própria única e reforça peso nacional
O grupo retalhista está também a investir em sistemas de refrigeração mais sustentáveis que, só nas lojas alimentares, é responsável por 50% a 60% do consumo de energia. “O grupo disponibiliza serviços de empresas de consultadoria para avaliar e propor medidas de melhoria, tornando a instalação do frio mais eficiente.”
Melhorias nas portas dos expositores, variação de velocidade dos compressores, alteração para motores de alta eficiência e o uso de aspiração e condensação flutuante resultam em economias de 12% a 20%, com um retorno de investimento de dois a três anos.
Deixe um comentário