//dreamMedia denuncia JCDecaux e MOP por cartel no concurso de publicidade em Lisboa

dreamMedia denuncia JCDecaux e MOP por cartel no concurso de publicidade em Lisboa

A dreamMedia, especializada em publicidade exterior, anunciou esta sexta-feira que denunciou à Autoridade da Concorrência (AdC) as “práticas de cartel” realizadas pela JCDecaux e MOP no âmbito concurso de concessão da publicidade exterior em Lisboa, lançado em 2017.

Em causa está o facto de as empresas “terem mantido, provavelmente durante um ano, contactos e reuniões secretas para dividirem a publicidade na cidade de Lisboa”, permitindo assim à JCDecaux, “se esta pretensão fosse aceite, ultrapassar a barreira criada pela AdC, que a impediu, nos últimos cinco anos, de assinar o contrato de concessão com a Câmara Municipal de Lisboa (CML) em regime exclusivo”, explica a dreamMedia em comunicado.

De acordo com o administrador da dreamMedia, António Moita, esta proposta “é uma tentativa de iludir a AdC e de simular uma solução que não pode obter o acordo de ninguém”, porque “é uma mistificação” e “uma simulação de um entendimento que é temporalmente precário, financeiramente inviável e juridicamente inaceitável”, fazendo com que a JCDecaux “continue a dominar o mercado e a estabelecer as condições que quiser”.

Em causa está o facto de o contrato de concessão de Lisboa valer entre 40% a 50% de todo o investimento publicitário em ‘mupis’ em Portugal, esclarece a dreamMedia, lembrando ainda que este contrato define “o operador ou operadores” que irão liderar o mercado da publicidade nos próximos 15 anos.

O gestor entende que “quem não tiver presença em Lisboa jamais conseguirá criar uma rede de ‘mupis’ a nível nacional e não seria compreensível que o Município de Lisboa, sabendo disso, autorizasse um acordo de um cartel que coloca em causa todo o mercado da publicidade exterior em Portugal, criando um regime de monopólio ou oligopólio com grave prejuízo para todos os anunciantes, agências e operadores de publicidade exterior”.

“Não é aceitável que seja a JCDecaux a decidir o destino da publicidade exterior em Lisboa, com impacto a nível nacional”, alega o presidente executivo do grupo dreamMedia, Ricardo Bastos.