//É elétrica e portuguesa. Verso Move e IADE criam bicicleta de carga

É elétrica e portuguesa. Verso Move e IADE criam bicicleta de carga

“Uma solução para profissionais e particulares.” Assim descreve Luís Costa Branco, partner da Verso Move, a usabilidade da primeira bicicleta de carga portuguesa, desenvolvida pela empresa do Cartaxo, que transforma veículos automóveis, em parceria com o IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia.

A Cargo Bike é uma bicicleta elétrica e tem uma capacidade de carga que pode ir dos 40 aos 250 quilogramas, atingindo uma velocidade máxima de 25 quilómetros por hora.

A colaboração entre as duas organizações deveu-se à necessidade da Verso Move melhorar o seu projeto da Cargo Bike (iniciado em 2021), incluindo nesta uma zona de carga de pessoas ou objetos “que fosse diferenciada e inovadora”, explica Luís Costa Branco, em entrevista ao Dinheiro Vivo. Para isto, foi lançado um concurso de ideias aos alunos do terceiro ano da licenciatura em Design para, em conjunto com os docentes do módulo de Design Industrial, pensarem em novas possibilidades e adaptações para as bicicletas.

Esta conexão entre o mundo empresarial e a academia é estruturante para a empresa, realça o representante, referindo que o conhecimento técnico e científico acumulado nestas instituições deve ser aproveitado em projetos concretos. “A relação fluida entre o campo académico e o mundo profissional” é uma mais-valia não só para a Verso Move, como também para a economia do país, nota.

As condicionantes provocadas pela pandemia e pela guerra na Ucrânia, nomeadamente no que diz respeito ao mercado de componentes, não permitem à Verso Move definir uma data concreta para o lançamento da bicicleta no mercado. Contudo, o plano inicial previa fazê-lo no segundo semestre deste ano.

Quanto ao número de Cargo Bikes para produção, Luís Costa Branco diz que a empresa vai ser cautelosa, mantendo-se ambiciosa – em causa estão novamente os desafios impostos pela atual conjuntura de crise na Europa.

Já no que respeita ao preço, a Verso Move promete “chegar ao mercado com preços competitivos, que motivem os particulares e as empresas a alterarem tendências de consumo, e com produtos com durabilidade”, revela.