//EDP ganha projeto nos EUA para fornecer energia renovável a 680 mil casas

EDP ganha projeto nos EUA para fornecer energia renovável a 680 mil casas

Um consórcio criado pela EDP Renováveis e a Shell garantiu os direitos para desenvolver um parque eólico offshore, ao largo dos Estado de Massachusetts, nos EUA. As operações deverão arrancar em 2020 e permitirão uma capacidade total de geração suficiente para fornecer energia renovável a 680 mil casas por anos.

A EDP Renováveis, detida em 82,6% pela EDP, detém uma posição de 50% no consórcio Mayflower Wind Energy. E a vitória provisória neste leilão organizado pelo Bureau of Ocean Energy Management permite à empresa entrar numa nova área de geração de energia, a dos parques eólicas offshore. “A vitória neste leilão é mais um reforço do posicionamento da EDP naquilo que tem sido uma nova avenida de crescimento para o grupo: o offshore”, destaca António Mexia numa declaração escrita.

O presidente executivo da EDP refere, numa declaração, que “já com projetos em Portugal, França e Reino Unido, a EDPR entra agora no segmento de offshore no principal mercado de crescimento das renováveis, os EUA, onde a empresa é hoje um dos principais players em energia éolica onshore”.

Para vencer o leilão que concede o direito exclusivo para desenvolver o projeto eólico o consórcio pagou 135 milhões de dólares. Num comunicado enviado ao regulador de mercado, a EDP informa que “a joint venture começará a desenvolver um plano de avaliação do local e iniciará os esforços formais de desenvolvimento do local com o objetivo de iniciar as operações do parque eólico em 2020”.

A empresa explica que, com este investimento, “aumenta as suas opções de crescimento na tecnologia eólica offshore num mercado atrativo, aumentando e diversificando as opções de crescimento a longo prazo e mantendo simultaneamente um perfil de risco equilibrado”.

Ver fonte