//EDP inicia terceira fase de requalificação de património em Miranda do Douro

EDP inicia terceira fase de requalificação de património em Miranda do Douro

A EDP vai iniciar ainda este ano a terceira fase das obras de requalificação do património classificado como “Moderno Escondido”, no Barrocal do Douro, no concelho de Miranda do Douro, distrito de Bragança, revelou a empresa.

“Esta nova fase inclui agora as conhecidas Casas dos Engenheiros, um conjunto de cinco imóveis que se distingue pelo estilo arquitetónico único e de vanguarda iniciado nos anos 50 e reconhecido como Conjunto de Interesse Público em 2011”, descreve a EDP em comunicado.

Fonte oficial de EDP disse à Lusa que esta terceira fase de intervenção começa em 2021, prevendo-se a sua conclusão em 2022, sem avançar os “valores de investimentos em curso”.

“As Casas dos Engenheiros fazem parte da terceira fase de um plano de requalificação deste património no Douro [Internacional] iniciado pela EDP com a reabilitação da Pousada de Picote”, especificou a elétrica nacional numa nota de imprensa enviada à Lusa.

Estas cinco moradias, construídas num conceito aberto e em plena montanha, integram o complexo construído em Barrocal do Douro, entre os anos 50 e 60, para alojar os trabalhadores envolvidos na construção das barragens de Picote, Miranda e Bemposta e, posteriormente, os que ficaram para garantir a sua operação.

“Por se tratar de um património de interesse público, este projeto envolve uma exigente lista de critérios de reabilitação e será certificado pela Direção Regional Cultura Norte (DCRN)”, explicou a EDP.