//EDP Renováveis ganha contrato de aquisição de 400 MW de eólica ‘offshore’ nos EUA

EDP Renováveis ganha contrato de aquisição de 400 MW de eólica ‘offshore’ nos EUA

Num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis refere que estes 400 MW de Contrato de Aquisição de Energia (CAE), através da Mayflower Wind Energy LLC, vêm juntar-se aos 804 MW já assegurados e anunciados em outubro de 2019.

No total, a Mayflower — uma ‘joint-venture’ atualmente detida em 50% pela Ocean Winds (OW) e pela Shell New Energies US LL, tem agora 1.204 MW de capacidade assegurada.

Na informação enviada ao mercado, a empresa refere que com este anúncio a EDP “aumenta a sua visibilidade no crescimento de eólico ‘offshore’ (no mar) com 0,5 GW de capacidade em operação e 3,5 GW de capacidade assegurada a ser instalada” e como consequência, amplifica e diversifica ” as opções de crescimento rentável a longo-prazo da EDP mantendo também um perfil de risco balanceado”.

Em julho de 2020, a EDP Renováveis e a francesa Engie anunaciaram o lançamento de uma nova sociedade, a Ocean Winds, controlada em partes iguais pelos dois grupos (50%/50%).

“A nova sociedade, sediada em Madrid, será o instrumento exclusivo de investimento em oportunidades de energia eólica ‘offshore’ a nível mundial e é a primeira marca a ser criada com recurso ao som do vento em mar alto” lê-se num comunicado então divulgado.

Esta ‘joint-venture’, no setor da energia eólica fixa e flutuante, “será o instrumento de investimento exclusivo para captar as oportunidades de energia eólica ‘offshore’ a nível mundial e irá tornar-se num dos cinco principais operadores mundiais, ao combinar a capacidade industrial e de desenvolvimento da EDP Renováveis e da Engie”, asseguraram os dois grupos, no comunicado.