//EDP vai investir 1.500 milhões em eólica “offshore” até 2025

EDP vai investir 1.500 milhões em eólica “offshore” até 2025

A EDP vai investir cerca de 1.500 milhões de euros em energia eólica no mar (“offshore”), através da Ocean Winds, que pode representar até 17 gigawatts (GW) de capacidade renovável no oceano, anunciou o presidente executivo.

“Vamos investir cerca de 1.500 milhões de euros em projetos renováveis até 2025, isto é a parte da EDP, portanto, Ocean Winds, como um todo, tem o nosso parceiro [Engie] que depois investe a outra metade e isto pode representar até cerca de 17 GW, 17.000 megawatts, de capacidade renovável no oceano”, explicou à Lusa o presidente executivo, Miguel Stilwell d”Andrade, a propósito da Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, que tem lugar em Portugal, de 27 de junho a 01 de julho, e que conta com a participação da EDP.

A Ocean Winds é uma “joint venture” criada pela EDP e a francesa Engie, em julho de 2020, que tem como propósito o investimento em projetos eólicos a nível global.

Este investimento está previsto no plano de negócios da empresa até 2025, mas, segundo o presidente executivo, está a ser analisada a hipótese de ir “mais além”, uma vez que a Ocean Winds “já conseguiu alcançar aquilo que estava previsto no plano de negócios”.

“[O eólico “offshore”] claramente é uma das áreas que está a crescer mais, está a ser mais difícil fazer eólica “onshore” [em terra], até por questões ambientais e, às vezes, alguma resistência por comunidades locais, e, nesse sentido, o “offshore” tem bastante mais potencial”, afirmou o líder da EDP.

Do total de capacidade eólica “offshore” prevista, cerca de cinco a sete GW de projetos estão já em operação ou em construção até 2025, por exemplo, na Escócia ou na Bélgica.