//Efacec com novo empréstimo de até 40 milhões com aval do Estado

Efacec com novo empréstimo de até 40 milhões com aval do Estado

Apesar do processso de reprivatização estar em curso há mais de um ano, a Efacec vai embolsar um novo empréstimos do Estado, entre 30 a 40 milhões de euros, através do Banco de Fomento, noticiou o “Expresso” este sábado. Para este novo empréstimo terão sido contactados a Caixa Geral de Depósitos, o BCP e o Novobanco.

O novo empréstimo visa manter a Efacec operacional até à conclusão da reprivatização. O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, já apontou para o final do ano a conclusão desse processo, estando na corrida a DST e a Sodecia.

Com este empréstimo, a Efacec já assegurou 110 milhões com o aval do Estado. Este é o segundo empréstimo que a empresa contrai desde a nacionalização. O primeiro crédito cedido remonta a agosto de 2020 e correspondia a um total de 70 milhões de euros, garantidos por sindicato bancário, com a garantia do Banco de Fomento.

A entrada de mais capital na empresa é conhecida numa altura de instabilidade laboral. Os trabalhadores da Efacec marcaram para dia 10 de novembro uma greve de duas horas para exigir ao Governo a compra de matérias-primas, contestar a reprivatização e reclamar a demissão da administração da empresa.

Ver fonte

TAGS: