Partilhareste artigo
A Efacec está em falência técnica. A notícia é avançada pelo jornal Eco, que diz que no primeiro semestre de 2022 a empresa teve um prejuízo líquido consolidado de 55 milhões de euros. No período homólogo o prejuízo foi de 15 milhões de euros.
Relacionados
Segundo aquele jornal, que teve acesso aos números, a Efacec tinha, no final de julho, o seu capital próprio em 54 milhões de euros, o que significa que está em falência técnica.
Durante os primeiros seis meses deste ano as vendas da empresa apenas registaram 80 milhões de euros – menos 53 milhões que no mesmo período de 2021 – e o resultado operacional foi negativo em 53 milhões de euros. No ano passado o prejuízo foi de nove milhões.
A dívida já ultrapassa os 220 milhões e o passivo relativo a fornecedores é de cerca de 83 milhões de euros.
A empresa está a passar por um processo de reprivatização desde julho de 2020 e que ainda não está concluído porque depende de autorizações da Comissão Europeia, que ainda estão por cumprir, entre outros fatores.
Subscrever newsletter
A situação financeira da Efacec é comentada no relatório e contas deste semestre pelo seu CEO, Ângelo Ramalho. “A impossibilidade de obtenção de apoios à atividade das empresas do grupo, nomeadamente no que se refere a instrumentos de TradeFinance, tem impedido a obtenção de encomendas e a execução de entrega de projetos”.
O Eco contactou a empresa que se escusou a comentar a situação.
Deixe um comentário