A mobilidade elétrica já chegou a Cascais. Para já com o Easy Mile 10, o primeiro veículo autónomo de transporte público, não tripulado e totalmente elétrico, equipado com uma bateria de 30.72 kWh, que permite um período de operação até nove horas por dia. Para isso contribui o carregador concebido e já instalado pela Efacec no concelho de Cascais, no novo campus da Universidade NovaSBE em Carcavelos.
Além de estar a participar na fase de testes deste projeto do primeiro veículo autónomo de transporte público, a Efacec está ainda a produzir outros sete carregadores públicos para veículos elétricos que vão depois integrar a rede do sistema MobiCascais, informou a empresa em comunicado.
“No âmbito deste projeto, a Efacec forneceu ainda a solução View4Grid, uma plataforma CPMS (Charge Point Management System de automação para a gestão e monitorização de infraestruturas de rede inteligente, que permite gerir e acompanhar ao minuto o carregamento do veículo autónomo, medir e controlar o acesso, carga e estado da rede. Este sistema será integrado por sua vez na plataforma de gestão da cidade de Cascais, que integra numa só ferramenta várias componentes de gestão e monitorização do trânsito, transportes públicos e as necessidades de manutenção de estradas”, refere o mesmo comunicado.
A Efacec produz carregadores elétricos para os segmentos privados, públicos, rápidos, ultrarrápidos e wireless, e entre os seus principais clientes estão fabricantes de automóveis, operadores de infraestruturas de carregamento, utilities e players do setor petrolífero e gás, à escala mundial.
O destino da produção é essencialmente exportação para os Estados Unidos da América e a Europa. Atualmente os carregadores Efacec estão presentes em 45 países, de norte a sul (da Lapónia à África do Sul) e de oeste a leste (do Havai à Austrália), garante a empresa, acrescentando: “A Efacec está a participar, de forma ativa, em sete dos maiores projetos de mobilidade elétrica a nível mundial”.
Deixe um comentário