//Elon Musk chega a acordo. Paga multa de 20 milhões mas mantém-se na Tesla

Elon Musk chega a acordo. Paga multa de 20 milhões mas mantém-se na Tesla

Elon Musk chegou a acordo com o regulador dos mercados financeiros dos Estados Unidos (SEC) e evita, assim, que o processo chegue aos tribunais. Em troca, o sul-africano vai ter de pagar uma multa de 20 milhões de dólares (17,2 milhões de euros) e abandonar a presidência do conselho de administração da Tesla no prazo de 45 dias. Musk, ainda assim, pode manter-se como presidente executivo da marca de automóveis elétricos.

Por causa de um tweet, a Tesla terá de pagar também uma multa de 20 milhões de dólares, nomear dois administradores independentes e encontrar um novo presidente para o conselho de administração. O acordo anunciado este sábado é descrito pela SEC como uma “reforma na estrutura de governação da Tesla”.

“O pacote total de remédios e a ajuda hoje anunciadas foram desenhadas para resolver a conduta imprópria em causa e fortalecer a estrutura de governação e supervisão da Tesla, para proteger os seus investidores”, assinala Stephanie Avakian, co-diretora da direção de execução da SEC, citada em comunicado.

O empresário sul-africano não poderá ser nomeado presidente do conselho de administração e vai ser muito mais controlado pela Tesla. A empresa norte-americana terá de “estabelecer controlos adicionais e procedimentos para supervisionar todas as suas comunicações”. Mesmo aquelas que forem feitas pela conta de Elon Musk no Twitter.

O tweet da polémica

O acordo anunciado este sábado encerra uma polémica iniciada há praticamente dois meses. A 7 de agosto, Elon Musk escreveu no Twitter que iria tirar a Tesla de bolsa. Indicou mesmo que iria pagar 420 dólares por ação, cerca de 20% mais que a cotação da empresa naquela sessão. E garantiu que o financiamento estava assegurado.

Só que a SEC classificou as informações veiculadas pelo líder da Tesla como “falsas e enganadoras”, na acusação divulgada na passada quinta-feira. E defendeu que “Musk sabia ou foi irresponsável em não saber” que estava a induzir os investidores em erro. Quer o pagamento de indemnizações e que o inventor fique impedido de ter cargos de administração em empresas cotadas.

Pode ler mais sobre este caso nesta notícia: O génio louco de Musk que despertou a fúria de investidores e reguladores

Ver fonte