//Empresa de quarta gama para segurança alimentar de primeira qualidade

Empresa de quarta gama para segurança alimentar de primeira qualidade

Criada há pouco mais de um ano, a Congratulationday Unipessoal é uma empresa de quarta gama, designação que Elvira Figueiredo não perdeu tempo a explicar o que significa e a importância que tem na área alimentar, para garantir que os alimentos cheguem frescos e com todo o seu valor nutricional ao consumidor. A paixão pela ciência e a experiência pessoal levaram-na a colaborar com o marido, João Figueiredo, o dono da Congratulationday, na empresa que encontrou no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL) o local perfeito para operar.

“A quarta gama tem a responsabilidade de tratar os alimentos, neste caso frutas e legumes, para ficarem prontos para o consumidor. Exige uma forte monitorização ao nível da higiene e segurança alimentar. O que faz a empresa? Recebe os alimentos quando vêm dos produtores, faz uma triagem, lava, desinfeta e embala”, começou por explicar Elvira Figueiredo. “O produto vai sendo acompanhado e monitorizado de forma a minimizar riscos ao nível da segurança alimentar.”

Porém, a primeira preocupação concentra-se antes de os legumes e de as frutas chegarem à Congratulationday Unipessoal e a presença no no Mercado Abastecedor da Região de Lisboa é destacada por Elvira Figueiredo. “A minha primeira preocupação – e isso é uma das grandes vantagens de estar no MARL – é a possibilidade de ter relações comerciais com produtores já com outra consciência ecológica e que têm também processos de monitorização, baixando os riscos ao nível dos químicos, dos processos de cultivo, e que apresentam análises químicas. Portanto, eu compro a pessoas que já têm boas práticas ao nível da segurança e higiene alimentar.”

O investimento inicial foi grande, mas… “compensa sempre por três grandes razões, que são muito claras para mim: esta relação de proximidade com os grandes produtores grossistas; a segunda grande razão é que encontro aqui pessoas que já me oferecem segurança alimentar no seu fornecimento, higiene e segurança; a terceira grande vantagem é estar muito próxima de Lisboa e ao mesmo tempo estar rodeada de bons campos agrícolas”. A venda é depois feita a restaurantes e hotéis, todos na região de Lisboa, mas os maiores clientes estão na aviação.

Na Congratulationday Unipessoal trabalham 21 pessoas, mas, sendo um local onde a especialização é alta, a empresa assume um papel importante na formação. “É um eixo fundamental na quarta gama. A formação é contínua e em contexto de trabalho, por demonstração e em pequenas oficinas de formação. Os engenheiros da área alimentar vêm com muita necessidade de fazer aqui estágios, para uma aprendizagem em local de trabalho.”

Ligada à área da ciência, Elvira Figueiredo não esconde o entusiasmo ao falar de como uma empresa de quarta gama tem uma relação direta com a chamada ciência dos alimentos, a bromatologia. “É uma área fascinante. Toca em vários setores, que nós temos de dominar, exige algum estudo. A microbiologia nasce nesta área da quarta gama. Este processo de monitorização dos alimentos é a área de investigação, recolhemos dados, fazemos um processo investigativo.”

Explicou como há outras áreas que são trabalhadas, como o desenvolvimento de produtos, as embalagens – “não se embala alface como se embala laranja, ou como se embala morangos” – e o processamento de alimentos. Neste caso dá um exemplo: “Nós cortamos fruta. É uma arte. Se se cortar mal, pode-se tirar todo o poder molecular. A forma de tocar nos frutos não é só como se os desinfeta, é depois como se os vai cortar.”

Ver fonte