//Empresas familiares mais sustentáveis: o caso Sogrape

Empresas familiares mais sustentáveis: o caso Sogrape

Fundada em 1942 por Fernando Van Zeller Guedes, a Sogrape é uma empresa familiar de vinhos que há 80 anos se preocupa com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável a longo prazo do seu negócio. Detentora de mais de 30 marcas e cerca de 1600 hectares de vinha, mantém uma mentalidade de inovação num setor muito tradicional.

Um estudo mundial conhecido recentemente, que compara a adoção de práticas de sustentabilidade por empresas familiares e não-familiares, realizado por Ivan Miroshnychenko e Alfredo De Massis, do Centro de Investigação em Empresas Familiares da Universidade de Bolzano, indica porém que nem sempre é assim. O estudo, inovador e abrangente, verificou até que ponto as empresas procuram estratégias de prevenção da poluição, gestão verde da cadeia de abastecimento e desenvolvimento de produtos e práticas verdes ao longo do tempo. E considerou práticas adotadas pelas organizações, comparando empresas familiares com não-familiares, abrangendo países do mundo inteiro, num total de 45, ao longo de oito anos.

Se as empresas familiares procuram ser boas cidadãs e, tornando-se sustentáveis, vão ao encontro das expectativas da comunidade, dos reguladores, dos seus clientes e fornecedores – o que contribui para fortalecer a sua legitimidade, reputação e legado para as gerações seguintes -, seria de esperar que, com a sua visão de longo prazo e objetivos de stewardship bem presentes, as empresas familiares fossem comparativamente melhores.

Surpreendentemente, as conclusões do estudo indicam o contrário. Isto é, abordar a crise climática que o mundo atravessa é significativamente mais importante para as empresas cuja propriedade e/ou gestão não se encontra concentrada numa família.

Boas práticas sustentáveis: uma exceção

Se toda a regra tem exceções, aqui a Sogrape exemplifica um caso inverso à generalidade das empresas familiares. Focada em reduzir a sua pegada ambiental, em 2020, a empresa lançou o Programa Global de Sustentabilidade, no qual fez o mapeamento de todas as iniciativas da organização viradas para criar uma mudança social positiva e respeitar os limites do planeta.