//Enoturismo atraiu 10% dos turistas em Portugal nos últimos anos

Enoturismo atraiu 10% dos turistas em Portugal nos últimos anos

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, destacou esta sexta-feira que “10% daqueles que visitaram Portugal nos últimos anos”, antes da covid-19, escolheram o país por “motivos associados ao vinho”, optando por fazer enoturismo.

O Governo está “a trabalhar de forma muito focada” o enoturismo “desde 2019 e já podemos dizer que 10% daqueles que visitaram Portugal, nos últimos anos, antes da pandemia, vinham exclusivamente com motivos associados ao vinho”, afirmou a governante, Rita Marques.

Portugal é “um dos poucos países europeus” que possui “um plano de ação” específico para o enoturismo e a aposta neste setor “é um caminho” que o país está “a trilhar”, frisou a secretária de Estado, que falava à agência Lusa, em Monsaraz, concelho de Reguengos de Monsaraz (Évora).

À margem do encerramento da 5.ª Conferência Global sobre Enoturismo promovida pela Organização Mundial de Turismo (OMT), Rita Marques afiançou que este evento marca o “compromisso” do país em continuar “a trabalhar esta agenda”, em que “já muito” fez, mas onde ainda existe “um grande caminho para percorrer”.

A secretária de Estado do Turismo lembrou que o plano de ação nacional para o enoturismo tem “quatro grandes dimensões”, a começar pelo ‘terroir’, ou seja, “por trabalhar os territórios com as 14 comissões vitivinícolas, distribuídas por sete regiões”.

“Depois, trabalhar o produto de qualidade, como se apresenta, como é pode ser bem apreciado pelo turista”, indicou, acrescentando que também “é bastante importante a capacitação e qualificação das pessoas”, assim como “a promoção e o acrescento contínuo na cadeia de valor”.