//Epic vs Apple. Batalha legal expõe ganhos milionários da App Store e pode mudar o mundo das apps

Epic vs Apple. Batalha legal expõe ganhos milionários da App Store e pode mudar o mundo das apps

A batalha legal por alegadas práticas anticoncorrenciais ligadas à App Store da Apple começou na segunda-feira (deve demorar três semanas) e tem do lado da dona do iPhone a vantagem da jurisprudência, mas a Epic Games beneficia de uma onda favorável com vários reguladores a olharem para o tema com desconfiança. Mesmo que perca em tribunal, a gigante dona do Fortnite já conseguiu colocar o foco no iPhone e podem surgir na mesma mudanças para reduzir o que a Apple (e Google, na sua Play Store, em Android) cobra de comissões às apps.

Com mil milhões de utilizadores (13% da humanidade) de iPhone, a Apple tem crescido mas está longe dos 71% de domínio do Android. A empresa liderada por tim Cook cobra 30% no primeiro ano e 15% nos seguintes ao que as apps ganham pelo iPhone, mas no verão passado removeu as comissões para quem tem receitas inferiores a 1 milhão de dólares.

Falamos neste tema no podcast Made in Tech desta sexta-feira, que pode ouvir aqui:

Ouça e subscreva em: Apple Podcasts | Spotify | Google | Castbox

Aceda a todos os episódios do Made in Tech (sobre criptomoedas; exploração espacial; guerra Austrália-Facebook com entrevista ao pai do código australiano; Clubhouse; ciência na pandemia; impostos digitais com Margrethe Vestager; ensino à distância): dinheirovivo.pt/podcast/made-in-tech