//Esta ‘campanha’ do Continente é boa demais? Atenção é uma fraude

Esta ‘campanha’ do Continente é boa demais? Atenção é uma fraude

O Continente está a alertar para campanhas fraudulentas relativas a um sorteio de códigos-postais que estão a circular em websites, redes sociais e SMS em nome da cadeia da Sonae. A marca diz que se trata de um ataque de fishing e que acredita já ter identificado e desligado a maioria dos sites.

“A mensagem é fraudulenta, porque, para além de utilizar indevida e ilegalmente o nome da marca Continente, procura recolher dados pessoais de cidadãos com a promessa de um prémio inexistente –esta prática maliciosa chama-se phishing”, informa a cadeia de distribuição.

Leia ainda: Apenas um terço dos portugueses sabe o que é o ‘phishing’

Os destinatários das mensagens são pessoas selecionadas aleatoriamente, clientes e não clientes da cadeia. “O Continente confirma que não houve acesso indevido aos dados dos seus clientes, estando as bases de dados da marca totalmente seguras”, garante.

A cadeia informa ainda que já foram “realizados contactos no sentido de identificar as fontes destas iniciativas maliciosas: n.º de IP, país de origem e identificação dos proprietários registados” e que a “área de suporte técnico do Continente acredita ter já identificado a maioria dos sites piratas identificados nesta ação, tendo conseguido que fossem desligados”.

O Continente está ainda a contactar todo os clientes por via dos seus canais digitais, alertando-os para práticas fraudulentas. Pede ainda que os clientes que se deparem com sites com estas ‘promoção’ ainda ativos que informem a cadeia (apoiocliente@continente.pt).

Campanhas Fraudulentas_Continente

A cadeia aconselha ainda aos visados com estas mensagens a não acederem ao conteúdo.

  • O phishing é uma das mais populares prática fraudulenta que usa ‘iscos’ (como o nome de uma empresa/marca conhecida) para atrair alguém a realizar uma ação. Caso o indivíduo morda o ‘isco’ poderá passar informações confidenciais, como dados bancários, números de telefone, etc.
  • Normalmente, para serem bem-sucedidos usam o nome de marcas conhecidas, transmitindo uma sensação de credibilidade. Email, redes sociais, websites são as formas mais habituais para realizar este esquema.

Ver fonte