Um protótipo de uma aeronave israelita de aparência estranha despertou a curiosidade no Paris Air Show esta semana. Mas mais do que a sua aparência externa, outro fator saltou à vista: a Eviation Alice é totalmente elétrica, avança o Times of Israel.
A Alice é um pequeno avião que opera inteiramente com recurso a bateria. De acordo com a empresa, é a primeira aeronave pendular elétrica do mundo. De acordo com a empresa, a bateria ocupa 65% do peso do avião. Leva nove passageiros e dois tripulantes. Atualmente, o seu alcance é limitado a cerca de mil quilómetros (600 milhas). Para curtas distâncias, a empresa espera reduzir os custos operacionais para cerca de um quinto das tarifas atuais.
“Este avião foi construído em primeiro lugar para a experiência de voo do passageiro”, disse o CEO da Eviation, Omer Bar-Yohay, ao Canal 12. “Planeámos e projetámos o avião em torno disso.” Bar-Yohay afirmou que o visual elegante e fora do comum do avião, apelidado de “formato de baleia”, é em grande parte o resultado da “necessidade de ser muito aerodinamicamente eficiente”.
O responsável disse que a aeronave faz parte da “terceira revolução” na aviação, seguindo aviões de propulsão e aviões a jato. Com o tempo, espera-se que o tamanho e o alcance destes aviões aumente.
A Alice ainda precisa de mais alguns anos de voos de teste para receber a certificação da Autoridade Federal de Aviação. Mas Bar-Yohay previu que, quando acontecer, a procura aumentará.
A startup israelita já recebeu a primeira encomenda da Cape Air – uma companhia aérea regional dos Estados Unidos que serve 35 destinos nos EUA e no Caribe.
Deixe um comentário