//Ex-presidente da Seat lidera Renault a partir de julho

Ex-presidente da Seat lidera Renault a partir de julho

Luca de Meo vai mesmo ser o próximo presidente executivo da Renault. O gestor italiano que liderou a Seat nos últimos quatro anos foi nomeado esta terça-feira pelo conselho de administração da marca automóvel francesa, confirmado as notícias vindas da indústria nos últimos meses.

A nomeação de Luca de Meo chega numa altura decisiva para o futuro da Renault: desde a prisão de Carlos Ghosn, em novembro de 2018, a marca francesa tem vivido um período de incerteza no mercado automóvel. Renault e Nissan fazem parte de uma aliança automóvel há mais de 20 anos – à qual se juntou entretanto a Mitsubishi. Só que os japoneses da Nissan admitem pôr fim a esse acordo.

Luca de Meo vai liderar a Renault a partir de 1 de julho. Até lá, a marca francesa vai ser liderada provisoriamente por Clotilde Delbos. Assim que o gestor italiano chegar, Clotilde Delbos passará a vice-presidente executiva da Renault.

O ex-presidente da Seat conta com mais de 20 anos de experiência e vai voltar à casa onde começou a carreira. Depois de ter iniciado o percurso profissional na Renault, Luca de Meo passou pelo grupo Toyota na Europa, liderou as marcas Lancia, Fiat e Alfa Romeo. Em 2009, de Meo juntou-se ao grupo Volkswagen, como diretor de marketing da marca Volkswagen e do próprio grupo. Entre novembro de 2015 e o final de 2019, o gestor italiano foi o presidente executivo da Seat.

Ver fonte