//Exportações dos Vinhos do Alentejo sobem 20% com receitas de 32 milhões até junho

Exportações dos Vinhos do Alentejo sobem 20% com receitas de 32 milhões até junho

As exportações dos Vinhos do Alentejo cresceram 20% em valor e 14% em quantidade no primeiro semestre deste ano, face a período homólogo de 2020, revelou esta quarta-feira a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).

Em comunicado enviado à agência Lusa, a CVRA indicou que, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), “as exportações de vinho alentejano cresceram 20% em valor, com 32 milhões de euros de receita gerada”, nos primeiros seis meses deste ano.

Os dados do INE mostram ainda que “cerca de 12 milhões de garrafas [foram] comercializadas para o mercado externo, o que se traduz em mais de nove milhões de litros exportados”, o que representa um aumento de 14%, em comparação com o primeiro semestre do ano transato.

“Também o preço médio por litro de vinho acompanhou a tendência de subida, com um aumento de 5%, para 3,48 euros por litro”, assinalou a CVRA.

Para o presidente da CVRA, Francisco Mateus, “este crescimento na primeira metade do ano é um sinal muito positivo dos valores” a que a região pode chegar este ano.

“Habitualmente, os segundos semestres são mais fortes na exportação”, lembrou, manifestando-se confiante de que 2021 possa vir a ser “o ano com melhores resultados, desde que há registo”.