Partilhareste artigo
A pandemia de covid-19 apanhou todos os setores de atividade de surpresa. No caso da banca, muitas mudanças estavam já em curso, em alguns casos devido às inovações tecnológicas que as fintech (empresas de tecnologia financeira) foram introduzindo. “Grande parte das mudanças nos serviços financeiros foi acelerada devido à pandemia”, disse Jan Bellens, EY Global Banking & Capital Markets Sector Leader.
“Há muitos analistas a olharem para como vai ser a recuperação . No geral, o que parece claro é que o caminho vai ser longo”, acrescenta.
O impacto da pandemia vai ser notado no setor bancário ao longo dos próximo anos. Uma das marcas mais claras vai ser a manutenção das baixas taxas de juro aplicadas pelos bancos centrais. “Um dos principais drivers é a continuação das baixas taxas de juro que tem efeitos sobre o desempenho dos bancos”.
Esta questão reveste-se de particular importância uma vez que vai ter efeitos sobre a rentabilidade das instituições. O responsável defende que a manutenção das baixas taxas diretoras vai “limitar” a rentabilidade.
Subscrever newsletter
Um dos principais desafios para os próximos anos para a banca será o talento. Antes da pandemia, o setor tinha já real consciência das necessidades e exigências que as novas tecnologias levantam. Com a pandemia, a cibersegurança ganhou ainda mais força e os bancos precisam cada vez mais de talento para responder a essa questão.
Deixe um comentário