Depois de a notícia ter sido avançada pelo site Axios, o Facebook confirmou que vai mesmo comprar a plataforma de imagens animadas Giphy. Com o Instagram a ganhar relevância no portefólio da empresa de Mark Zuckerberg, será por essa rede social que passará a integração desta nova aquisição.
O negócio rondará os 400 milhões de dólares, cerca de 369 milhões de euros, conforme avançou o site Axios, o primeiro a dar a notícia desta aquisição. Entretanto, numa publicação partilhada na área de imprensa do Facebook, a empresa dá as boas-vindas à Giphy como “parte da equipa do Instagram”.
A Giphy não é uma ilustre desconhecida de redes sociais como o Facebook ou o Instagram. Na verdade, é nesta segunda opção que são mais visíveis os efeitos da biblioteca da Giphy, já que é de lá que vêm os GIF que é possível utilizar nas histórias do Instagram, como stickers. A Giphy é também usada em redes sociais como o Facebook, Messenger ou o WhatsApp.
“Muita gente na nossa comunidade já conhece e adora a Giphy. De facto, 50% do tráfego da Giphy resulta da família de aplicações do Facebook, metade desse valor diz respeito apenas ao Instagram. Ao unir o Instagram e a Giphy, estamos a garantir que é mais fácil para as pessoas encontrarem os GIF perfeitos e stickers nas Stories e mensagens diretas”, escreve Vishal Shah, VP de Produto do Facebook.
Na mesma nota, a rede social nota que já usa a API (interface de programação de aplicações) da Giphy há anos e não só no Instagram. Por agora, é ainda revelado que a Giphy continuará a opera a sua biblioteca de imagens animadas, mas que o Facebook está “ansioso para investir mais na sua tecnologia e relações entre conteúdos e parceiros de API”.
Continuará também a ser possível fazer upload de GIF para a biblioteca da Giphy durante este período.
A Giphy foi fundada em 2013, nos Estados Unidos, por Jace Cook e Alex Chung. A empresa tem uma das maiores coleções de GIF do mundo – só em 2016 tinha mais de mil milhões de imagens.
De há uns anos para cá, a empresa tem feito parcerias com várias empresas para alojar conteúdos em GIF. A lista de empresas parcerias inclui a Disney, Pepsi ou a Calvin Klein.
Deixe um comentário