//Facebook, Twitter e Youtube podem ser multados por conteúdo terrorista

Facebook, Twitter e Youtube podem ser multados por conteúdo terrorista

A Comissão Europeia quer eliminar a violência extremista da Internet e, para isso, quer que plataformas como o Facebook, o Twitter ou o Youtube identifiquem e excluam a propaganda terrorista sob ameaça de serem penalizadas com multas.

Bruxelas vai implementar um projeto de regulamentação, que deverá ser publicado no próximo mês, de forma a obrigar as grandes empresas com presença online a eliminar conteúdos, como vídeos, posts, áudios ou quaisquer outros elementos que visem uma abordagem ligada ao terrorismo ou violência, noticia o Financial Times.

O comissário da UE para a segurança, Julian King, referiu à publicação económica, que as empresas de tecnologia não têm feito esforços suficientes na remoção de material terrorista e, desta forma, são necessárias medidas mais eficazes para proteger os cidadãos.

Desta forma, como a nova lei, estas plataformas terão 24 horas para remover estes conteúdos para evitar multas que podem atingir os 50 milhões de euros.

O Google esclareceu que mais de 90% do material terrorista eliminado do Youtube foi sinalizado automaticamente e metade destes vídeos tiveram menos de 10 visualizações. O Facebook afirmou que removeu também a grande maioria dos 1,9 milhões de conteúdos relacionados com a Isis e a Al-Qaeda.

Ver fonte