//Famílias podem poupar 102 euros por ano na conta da eletricidade

Famílias podem poupar 102 euros por ano na conta da eletricidade

Com os preços grossistas da eletricidade em níveis recorde, a Deco Proteste fez um estudo e concluiu que compensa às famílias escolherem bem o seu tarifário e fornecedor de luz. Segundo a associação de defesa do consumidor, uma família composta por um casal e dois filhos pode poupar 102 euros por ano na sua fatura de eletricidade ao escolher o fornecedor com o melhor tarifário para o seu caso. Neste perfil, os cálculos são para uma casa cuja família contratou uma potência de 6,9 kVA e consome 4000 kWh por ano – 2400 kWh fora de vazio e 1600 kWh em vazio. “Se tivessem a tarifa regulada (Serviço Universal de Eletricidade), pagariam 915,44 euros por ano.” Se escolherem a tarifa simples da Goldenergy, pagam 813 euros por ano.

Numa casa onde vivam duas pessoas, que contrataram uma potência de 3,45 kVA e têm um consumo anual de 1700 kWh, se tivessem a tarifa regulada pagariam 408,96 euros por ano. O valor está 45 euros mais caro do que os 363 euros da melhor tarifa da Goldenergy, segundo o mesmo barómetro.

A tarifa regulada de eletricidade é fixada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para comercialização de energia elétrica em regime de mercado regulado. Esta tarifa é publicada em dezembro de cada ano para vigorar durante o ano seguinte. No final de 2025, a tarifa regulada irá terminar e todos os clientes terão de passar o seu contrato de eletricidade para o mercado livre.

Nos primeiros sete meses deste ano o consumo de energia elétrica cresceu, em termos homólogos, 2,2% – ou 3,0% com correção dos efeitos de temperatura e dias úteis. Mas face a igual período de 2019 registou uma queda de 2,2%. Em julho registaram-se condições favoráveis para a produção de energia renovável, com esta fonte a abastecer 52% do consumo e a não-renovável a garantir 34%. Ao saldo importador couberam 14%.

Simular compensa