//Farfetch gasta mais a enviar produtos. Lucro está à porta

Farfetch gasta mais a enviar produtos. Lucro está à porta

Enviar aos consumidores os produtos de moda de luxo comprados na Farfetch está a ficar mais caro. A plataforma liderada por José Neves assume estar a sofrer com a subida de custos de expedição a nível internacional e a suportar despesas extraordinárias com a saída do Reino Unido da União Europeia.

Apesar do obstáculo, a Farfetch apresentou lucros pelo segundo trimestre consecutivo (88 milhões de dólares, 75,3 milhões de euros) e conseguiu duplicar, em 24 meses, o valor dos bens à venda, ultrapassando o patamar dos mil milhões de dólares (855,8 milhões de euros).

As receitas cresceram 43,5%, para 523,3 milhões de dólares. Entre abril e junho, no entanto, a plataforma liderada por José Neves registou uma diminuição de dois pontos percentuais na margem de receita relativamente à venda de bens.

“Com a grande expansão do comércio eletrónico, começou a haver mais procura do que oferta nos transportes internacionais. As empresas investiram mais nas infraestruturas e algumas aumentaram os custos de envio nos últimos 12 meses”, explica ao Dinheiro Vivo o responsável operacional da Farfetch, Luís Teixeira.

No início deste ano, a empresa também anunciou a mudança do centro de distribuição internacional do Reino Unido para os Países Baixos, para evitar a escalada de taxas alfandegárias do brexit. “Só a partir desta semana já enviámos mais encomendas dos armazéns dos Países Baixos do que do Reino Unido”.