//Farfetch recebe mais de mil milhões de investimento da Alibaba (e não só)

Farfetch recebe mais de mil milhões de investimento da Alibaba (e não só)

A Farfetch recebeu um dos maiores investimentos de sempre. A plataforma de moda de luxo liderada pelo português José Neves vai beneficiar de uma injeção total de 1,15 mil milhões de dólares (983,3 milhões de euros), segundo o comunicado divulgado nesta quinta-feira. Os chineses da Alibaba, os suíços da Richemont e os franceses da Artémis são as empresas envolvidas nesta operação.

O orçamento desta injeção divide-se em três frentes: a emissão de títulos de obrigações convertíveis a 10 anos junto da Alibaba e Richemont (600 milhões de dólares); a criação de uma nova empresa só para o mercado chinês (500 milhões de dólares); e ainda a compra de ações (50 milhões de euros)

A gigante do comércio eletrónico Alibaba é a principal referência neste comunicado. Vai acolher os canais de venda de moda de luxo da Farfetch na sua plataforma, abrindo as portas a potenciais 757 milhões de consumidores.

As operações da Farfetch na China estarão sob a empresa Farfetch China. Com data de fundação prevista para o primeiro semestre de 2021, contará com a Alibaba e o conglomerado de moda de luxo Richemont como acionistas, numa posição conjunta de 25% e que implicou um investimento de 500 milhões de dólares (250 milhões para cada uma). Três anos depois da fundação da Farfetch China – prevista, as duas empresas podem acionar uma opção para compra de 24% das ações desta joint venture.

No anúncio desta quinta-feira está ainda incluído a compra de 50 milhões de dólares em ações por parte do grupo francês de investimentos Artémis.