//Ferrovial vende negócio de meio ambiente em Portugal e Espanha à dona do Lidl

Ferrovial vende negócio de meio ambiente em Portugal e Espanha à dona do Lidl

A multinacional espanhola Ferrovial chegou a acordo para vender por 1.133,5 milhões de euros o seu negócio no setor meio ambiental em Portugal e Espanha à PreZero International, uma empresa do grupo alemão Schwarz.

De acordo com informação transmitida à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários espanhola (CNMV), o montante inclui capital próprio e dívida, o que vai proporcionar ao grupo uma mais valia de cerca de 317 milhões de euros, tomando como referência o valor contabilístico no final do ano de 2020.

O valor implícito das ações deste negócio é de cerca de 950 milhões, tendo em conta o balanço de 2020, mas o preço final será fixado quando a transação for encerrada, o que está previsto que seja feito na segunda metade de 2021.

A Ferrovial é uma empresa multinacional que opera no setor das infraestruturas, transportes e serviços urbanos, enquanto a Schwarz é um grupo retalhista alemão, propriedade da família com o mesmo nome, que detém e opera as marcas Lidl e Kaufland.

O negócio, que faz parte da operação de venda da divisão de serviços que a Ferrovial lançou em 2019, inclui a transferência dos negócios dos segmentos de meio ambiente e empresas de recolha, tratamento e reciclagem de resíduos.

Após esta transação, que vem juntar-se à venda da empresa australiana Broadspectrum há pouco mais de um ano, o desinvestimento do resto dos negócios da Ferrovial Services vai continuar no Reino Unido, Espanha, Chile e Estados Unidos, os principais mercados onde a empresa tem atividades neste negócio.