O Estado e a Fertagus assinam esta quinta-feira, dia 26 de dezembro, o acordo de reposição do equilíbrio financeiro do contrato de concessão da travessia ferroviária na Ponte 25 de Abril que prevê a prorrogação desta concessão até 2024.
A Fertagus, empresa do Grupo Barraqueiro, tem a concessão ferroviária da Ponte 25 de Abril desde 1998, prevendo-se que o acordo que agora vai ser assinado dure mais quatro anos e nove meses, até 30 de setembro de 2024.
Para a presidente executiva da empresa, Cristina Dourado, esta prorrogação da concessão “vai permitir a manutenção de um serviço público ferroviário de transporte de passageiros entre Lisboa e Setúbal de qualidade”.
Esta assinatura ocorre depois de, em 19 de dezembro ter sido publicado em Diário da República o diploma que determina a prorrogação o contrato de concessão até setembro de 2024.
A concessão ferroviária na Ponte 25 de Abril foi atribuída à Fertagus, em 1998, na sequência de um concurso público internacional.
Os comboios da Fertagus fazem a ligação entre as estações de Roma-Areeiro (em Lisboa) e a cidade de Setúbal, realizando uma média de 149 viagens por dia, o que permite retirar diariamente da ponte cerca de 30 mil carros, refere a empresa.
Este ano, a Fertagus diz que transportou diariamente mais de 98 mil passageiros, mais 40% face ao ano anterior.
Aumentos de 0,37% em certos títulos, em 2020
Segundo a transportadora, os preços médios títulos pré-comprados para o comboio vão aumentar cerca de 0,37% a partir de 1 de janeiro de 2020.
“Irão ser praticadas novas tarifas a partir de 1 de janeiro de 2020, com uma taxa média de atualização tarifária de 0,37%”, refere a empresa.
“Esta atualização tarifária irá refletir-se apenas nos títulos pré-comprados Fertagus e Sulfertagus”, já que “os títulos Navegante Municipal e Navegante Metropolitano não sofreram qualquer alteração”.
Os parques de estacionamento também “terão novo tarifário” a vigorar a partir de 1 de janeiro de 2020, inclusive, diz a companhia.
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